Quanto tempo do seu dia você desperdiça?

rescuetime-logo.jpg

slimtimer-logo.jpg

Uma das coisas que eu aprendi a fazer, já há algum tempo, é gerenciar o meu tempo no computador. Como eu passo a maior parte do meu tempo no computador (tanto no trabalho quanto em casa), é impressionante a quantidade de tempo que você gasta de uma forma que você não imaginava antes, até você colocar as coisas na ponta do lápis.

O Steve Pavlina, que é uma das minhas referências de auto desenvolvimento, explica que na primeira semana em que ele manteve um log de tempo ele gastou 15 horas de trabalho, embora ele tivesse passado 60 horas no escritório. Eu tive resultados semelhantes, senão piores, quando comecei a acompanhar meu gasto de tempo também. É provável que isso aconteça com você também.
O gerenciamento de tempo é muito similar ao gerenciamento de dinheiro. Quando você não acompanha de perto o que está sendo gasto, a tendência é que ele seja desperdiçado. Portanto, assim como acontece com o dinheiro, é bem provável que as pessoas que reclamam de “falta de tempo”, na verdade, desperdiçam boa parte de seu tempo. É bem provável que elas também nem saibam o quanto.

Se você quiser mudar isso, eu tenho duas sugestões: Rescuetime e Slim Timer.

O Rescuetime é uma ferramenta de gerenciamento de tempo que acompanha a forma como você gasta seu tempo no computador. Ele sabe qual é a página da Web que você manteve como ativa, ou qual o aplicativo que você manteve como ativo, e guarda essas informações no banco de dados dele. Depois, ele pede para que você categorize cada uma das aplicações/páginas:  “Ex: Terra – Diversão, Eclipse – Trabalho, Outlook – Trabalho, Netvibes – Diversão”. Depois, ele te exibe uma série de gráficos sobre como você está usando o seu tempo.

rescue-time.jpg
Exemplo da Home do Rescue Time, mostrando uma sexta feira minha.

Já o Slim Timer funciona de um modo diferente: Nele você lança as tarefas que você irá executar, e controla o tempo manualmente: “Agora eu estou trabalhando.” “Agora eu estou descansando”, etc.

Apesar das desvantagens de ter que controlar manualmente algo que o Rescue Time controla automaticamente, esse controle tem diversas vantagens. O RescueTime, por exemplo, não consegue distinguir um tempo que você gastou em reunião, o tempo que você gastou no almoço e o período que você ficou matando o tempo tomando café. Já no SlimTimer, basta você ter uma tarefa “Reunião”, “Almoço” e “Café” e escolher a tarefa adequada para cada situação.

Além disso, o SlimTimer lhe permite acompanhar quanto tempo você gastou em múltiplas tarefas que utilizam uma mesma aplicação, por exemplo, se você está atendendo dois clientes diferentes com o Eclipse ou Photoshop, você sabe quanto cobrar de cada um deles.

Você deve estar se pergutando: “Mas eu não vou esquecer de mudar o meu timer?”… vai. Com certeza. Os tempos sempre serão aproximações. Mas você acostuma, e você sempre poderá entrar no site para alterar as marcações erradas. Ou seja, embora às vezes você vá errar um pouquinho, o sistema funciona muito bem.

slimtimer.jpg
Exemplo de um relatório do Slim Timer de Novembro/2006

Hoje eu utilizo o RescueTime para minhas tarefas no trabalho, e o Slim Timer para as minhas tarefas em casa. Recentemente eu tenho ficado um pouco descontente com os relatórios automáticos e considerado voltar para o Slim Timer, simplemente para ter dados menos aproximados e mais confiáveis.

No entanto, não importa qual aplicativo você use, aprenda a controlar como você gasta o seu tempo. Marque onde é que você está gastando seu tempo, e faça uma análise no final da semana. Tente fazer com que na semana seguinte você gaste seu tempo de uma maneira melhor que na anterior. E repita o ciclo.

Aprenda a otimizar o gasto do seu tempo, e as reclamações de “não tenho tempo” vão se tornar explicações de “com as tarefas x, y e z, não tenho tempo para fazer k. Será que eu consigo fazer y em menos tempo?”

Você vai se surpreender com os resultados.

3 comments so far

  1. […] O meu amigo Dui escreveu um post bem legal sobre como controlar o tempo gasto nas suas atividades, veja aqui. […]

  2. […] surfando pelo meu blog, ele descobriu o meu post sobre “Slimtimer e Rescuetime” e achou interessante. Aproveitou para recomendar o RescueTime para os meus colegas de […]

  3. Daniel on

    Interessante esses softwares… Eu vivo perdendo tempo na internet… Acho que vou experimentar esse SlimTimer.


Deixe um comentário

