Gastar tempo com aprimoramento é difícil!

Eu já mencionei outras vezes que, antes de começar a acompanhar detalhadamente o meu tempo, eu pensava que passava o tempo inteiro trabalhando e nunca tinha tempo para diversão (como a maior parte das pessoas pensa!). Quando comecei a acompanhar meu tempo detalhadamente, descobri que na verdade eu gastava meu tempo me divertindo e trabalhando: o que eu não fazia era gastar tempo me aprimorando!

Minha divisão em uma semana de 168h consistia mais ou menos:

  • 55h de trabalho
  • 40h de diversão
  • 5h de aprimoramento
  • 68h inúteis

Eu fiquei boquiaberto com esse número: 5 horas apenas! Isso era a soma de todo o tempo que eu gastava me exercitando, estudando programação, línguas, piano, lendo livros, etc. Certamente parecia muito mais do que 5h por dia!

Pois agora já faz quase 2 meses que eu acompanho como eu gasto meu tempo novamente. Embora eu ainda não tenha especificado objetivos para alcançar na divisão acima, estou gastando meu tempo conscientemente. Minha divisão na semana passada foi assim:

  • 37.75h de trabalho
  • 20h de diversão
  • 21.25 de doação
  • 10.25 de treinamento
  • 79h inúteis

A única novidade é, realmente, a nova categoria: doação. Eu realmente não pensei nela muito bem e não sei o que fazer, mas queria uma categoria para atividades que não são trabalho, mas as quais você faz por outras pessoas. É claro que ela varia desde ir visitar um amigo no hospital à fazer trabalho voluntário, à fazer aquela ligação para a sua vó que você estava devendo. É uma idéia relativamente nova e ainda não estou muito satisfeito com essa categoria, mas realmente sei que essas atividades não se encaixam nas outras 4 categorias.

O que não é novidade é que meu tempo com treinamento continua extremamente baixo! 10 horas apenas! Mas elas se parecem com 30 no decorrer da semana.

Resolvi fazer a conta da semana anterior para comparação. Foi uma semana em que houve um feriado e fiquei dois dias de cama doente, então o trabalho diminuiu e o tempo inútil aumentou. De qualquer forma:

  • 23h de trabalho
  • 21h de diversão
  • 10h de treinamento
  • 7h de doação
  • 107h inúteis

O tempo de treinamento permaneceu praticamente inalterado! Alarmado com o resultado, resolvi olhar as outras semanas para comparação:

  • wk17: 15h
  • wk16: 20h
  • wk 15: 27.5h
  • wk14: 20.75h

Wtf!? Eu estava tendo semanas extremamente produtivas, com um ápice de 27.5h! O que mudou?

  • Meu trabalho na minha aplicação de tarefas, bushi2do, mudou de ~8h por semana para ~1h assim que ela passou a me atender em minhas necessidades
  • Passei todas as semanas não produtivas sem postar no meu blog
  • Passei a faltar mais no Aikido nas últimas semanas (na semana passada, eu parei de ir ao Aikido)

O tempo desalocado do treinamento nas semanas anteriores foi basicamente alocado à diversão e à inutilidades.

Nessa semana, vou ajustar meu budget para tentar alcançar o patamar de ~20h novamente. Acho que ter feito esse acompanhamento me deu um susto, e mostrou o que precisa ser melhorado.

Recomendo que você faça uma avaliação similar do seu tempo. Espero que ele esteja sendo gasto tanto em aprimoramento quanto você deseja que ele seja gasto, mas minhas suspeitas é de que o tempo real é menor do que você imagina, assim como aconteceu comigo.

1 comment so far

  1. Evandro Azevedo on

    Parabéns pelo artigo, excelente!
    Gostei da sua iniciativa em “doar” parte de seu tempo. Quero lhe fazer uma sugestão: Procure um Lions Clube em sua cidade para fazer parte. O Lions é um clube de serviço, onde você poderá se enganjar em trabalhos comunitários e humanitários, bem como sugerir trabalhos também. Sobretudo, este é um lugar para fazer amigos e se desenvolver como líder. Haverá inúmeras oportunidades para que se aperfeiçoe e cresça. Para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho: http://www.lionsclubs.org ou http://www.lionsblumenaucidadejardim.com.br
    ou entre em contato por email, que terei um enorme prazer em te passar mais informações. Abraços!!
    PS: Se não quiser não precisa publicar o comentário.


Deixe um comentário

